SERVIÇO DE GESTÃO DA QUALIDADE

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Riscos

O que é:

É o efeito da incerteza nos objetivos (ISO 31000:2017).

É um evento ou condição incerta que, se ocorrer, provocará um efeito negativo ou positivo nos objetivos de um projeto, processo, plano (Guia PMBOK 2008). 

 

Gestão de Riscos:

São atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que se refere às incertezas ou riscos (ISO 31000:2017).

Sob a ótica da prática clínica, gerenciar o risco é garantir a segurança do paciente dentro das instituições de saúde.

 

Por que implantar a Gestão de Riscos:

• A Portaria 1546/2017 – PR – Fiocruz, institui a Política de Gestão de Integridade, Riscos e Controles Internos da Gestão da Fiocruz.  

• A Norma ISO 9001:2015 não tem uma seção separada sobre ação preventiva, assim, o conceito da ação preventiva passou a ser expresso através do uso de mentalidade de risco (item 6.1 da Norma).

• A Norma ISO 31000:2017 aborda os princípios e diretrizes para a Gestão de Riscos. Tem reconhecimento internacional, mas não tem fins de certificação.

• Decreto Presidencial nº 9.203/2017 – que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Art. 4º São diretrizes da governança pública:

[...]

 VI - implementar controles internos fundamentados na gestão de risco, que privilegiará ações estratégicas de prevenção antes de processos sancionadores

•  O Plano de Integridade é definido após a análise de risco do órgão (CGU).

• Para atuar com base no princípio da precaução/prevenção evitando ações corretivas (apagar “incêndios”), ao gerir seus processos, programas, planos e projetos.

• Alinhamento de expectativas quanto aos riscos.

• Preservação da imagem institucional.

 

Metodologia de Gestão de Riscos:

 

1.Identificação de riscos

• Processo de busca, reconhecimento e descrição do risco. Gera-se uma lista constando os possíveis riscos que possam prejudicar a realização do processo. Os dados contidos nessa lista irão alimentar a Planilha denominada Matriz de Risco.

 

2.Análise de riscos

• Com base na lista feita na etapa anterior, percebe-se as possíveis causas (fontes de risco) e suas consequências positivas ou negativas que possam ocorrer. Será aplicada a Planilha Matriz de risco.

 

3.Avaliação de riscos

• Após a análise, define-se nessa etapa quais riscos precisam de tratamento e a prioridade de tomadas de providências. A prioridade será definida pela Planilha Matriz de Risco.

 

4.Tratamento de riscos

• Envolve a seleção de uma ou mais opções para modificar os riscos e a implementação dessas opções, por meio do planos de ação .