Você está em:

SERVIÇO DE GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE

icone do serviço

Gerenciamento de Resíduos

O gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS) é o princípio da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei N° 12.305, que engloba as variáveis ambiental, social, cultural, econômica, tecnológica, objetivando a proteção à saúde pública, a qualidade ambiental e a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final adequada dos resíduos sólidos.  Para tornar isto possível, tem como instrumento os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que devem ser elaborados por estabelecimentos prestadores de serviço geradores de resíduos perigosos, apresentando diretrizes básicas para o seu correto gerenciamento.

 

 

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) da ENSP - campus Manguinhos e Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF) - foi concluído em 2017 com a participação dos Interlocutores de Resíduos, estabelecidos através de portarias que englobam os Serviços de: Infraestrutura, Apoio à Cursos, Biossegurança, Departamentos de: Saneamento e Saúde Ambiental, Ciências Biológicas, Endemias Samuel Pessoa e Epidemiologia e Métodos Quantitativos, Centros de: Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, Saúde Escola Germano Sinval Faria, Referência Professor Hélio Fraga, Laboratório de Toxicologia Ambiental, Central de Esterilização e Vice Direção de Ambulatórios e Laboratórios. O PGRSS estabelece fluxos, responsabilidades, indicadores e procedimentos, incluindo a correta segregação, armazenamento e descarte dos resíduos. No âmbito institucional, a ENSP e a Coordenação Geral de Infraestrutura dos Campi (COGIC) possuem responsabilidade compartilhada nas etapas de gerenciamento dos resíduos.

 

 

Coleta seletiva: o Programa de Coleta Seletiva Solidária da Fiocruz destina anualmente toneladas de resíduos recicláveis a cooperativas e associações de catadores, gerando impactos positivos ambientais, sociais e econômicos. A ENSP apoia de forma efetiva o Programa por meio de investimentos em equipamentos e materiais; treinamento de profissionais da limpeza; campanhas de sensibilização; desenvolvimento de rotinas e procedimentos eficientes e fiscalização, no âmbito da Escola. Dispomos de vários pontos de coleta seletiva para diversos tipos de resíduo, conforme demonstrado no quadro a seguir:

Mas para que continuemos a fazer a diferença, precisamos da sua ajuda.

 

Faça sua parte! Descarte seus resíduos corretamente!